O quer acontece com seu corpo se comer uma maçã por dia?

Provavelmente você já ouviu o ditado “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Há muita verdade por trás destas palavras

maçã
Comer uma maçã por dia só traz benefícios – Créditos: depositphotos.com / AntonMatyukha

Uma matéria é pouco para falar dos inúmeros benefícios que a maçã pode proporcionar ao organismo. Mas vamos lá: Elas são ricas em fibras alimentares, um tipo de carboidrato complexo que nosso corpo não é capaz de digerir sozinho. Assim, esta fibra atua como alimento para muitas das espécies de bactérias que residem em nossos intestinos e só isso já gera um impacto poderoso em nossa saúde.

Publicidade

Além disso, na fruta existem diversas bactérias benéficas. Por isso, quando comemos uma maçã, algumas dessas bactérias podem se tornar parte do microbioma.

Outros benefícios da maçã

Consumir regularmente a fruta  pode baixar o colesterol alto. Estudos recentes associaram o consumo de maçã à diminuição dos riscos de desenvolvimento de problemas cardiovasculares e à diminuição do colesterol ruim.

Outro benefício diz respeito ao sistema imunológico: um estudo feito com animais, publicado em maio de 2018 na revista Immunity, descobriu que uma dieta rica em fibras protege os ratos contra a gripe e aumenta a resistência do organismo.

 Poderosas contra a inflamação

Os polifenóis presentes nas maçãs, especialmente na casca, possuem propriedades que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica no corpo. A redução da inflamação está diretamente relacionada à diminuição do risco de várias doenças, incluindo diabetes e certos tipos de câncer.

Um estudo recente com mais de 119.000 pessoas, realizado ao longo de duas décadas, mostrou que aqueles que consumiam mais de duas maçãs por dia tinham uma probabilidade 30% menor de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Portanto, a inclusão regular dessa fruta na dieta pode ser um passo simples e eficaz para melhorar a saúde geral.

Para obter todos os benefícios que as maçãs podem oferecer, é recomendável consumi-las com a casca, pois é nela que a maioria dos polifenóis e fibras está concentrada. Certifique-se de lavar bem as maçãs antes do consumo para remover qualquer resíduo de pesticida.

Receita: Maçãs com mel e nozes

Ingredientes:

Publicidade
  • 1 xícara de pedaços ou metades de nozes cruas
  • 4 maçãs de variedade doce-azeda
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, mais um pouco a gosto
  • Sal marinho em flocos e pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 colheres de sopa de mel, mais um pouco a gosto
  • Azeite de oliva, para regar

Preparo:

  1. Aqueça o forno a 325 graus. Espalhe as nozes em uma camada uniforme em uma assadeira com borda. Torre as nozes até dourar e perfumar, de 8 a 10 minutos. Deixe esfriar. Usando suas mãos ou uma faca, esmague ou pique finamente as nozes. Reserve.
  2. Fatie as maçãs em fatias finas da maneira que desejar. Espalhe as fatias em uma travessa ou tigela grande. Regue 2 colheres de sopa de vinagre de maçã sobre as maçãs e tempere com sal e pimenta; misture um pouco e regue com 2 colheres de sopa de mel. Prove uma fatia de maçã e ajuste o tempero com mais vinagre ou mel, conforme necessário. Polvilhe com nozes e finalize com um fio de azeite, sal e pimenta em flocos.