Cinco alimentos com muito colágeno para você adicionar na sua dieta

De frutas cítricas ao pé de galinha, veja algumas formas de implementar a proteína no seu dia a dia e garantir benefícios como elasticidade e prevenção de dores

alimentos-com-muito-colágeno
Veja quais são os alimentos com muito colágeno para você implementar na sua rotina – Canva Equipes/Yuliya Furman

Quem não gosta de ter uma pele firme e com bastante elasticidade, não é mesmo? O colágeno cumpre com este papel na nossa pele, mas também é muito importante para evitar as dores articulares e prevenir condições, como a osteoporose. Apesar de que, quando somos jovens, temos bastante colágeno, com o tempo, vamos perdendo grandes quantidades desta proteína. Porém, é possível recuperá-la através da alimentação. Veja os alimentos com muito colágeno que você pode adicionar à sua rotina, segundo o site Perfil:

Publicidade

Legumes

Cenoura, abóbora e batata-doce são exemplos de ingredientes ricos em vitamina A. Esta, por sua vez, é essencial para a produção de colágeno, além de estimular a produção e regeneração celular, mantendo a integridade da pele e prevenindo a degeneração do colágeno já existente.

Frutas cítricas

A vitamina C tem um papel essencial para conseguirmos mais colágeno, pois ela potencializa a absorção da substância. E você pode encontrá-la nas frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi e abacaxi. Os benefícios destas frutas não terminam por aí, pois elas têm ação antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória e até mesmo antiviral.

Gorduras saudáveis

Amêndoas, avelãs e azeite de oliva são ótimas fontes de colágeno, graças à vitamina E. Esta é capaz de proteger a pele contra os danos causados por radicais livres, e, assim, manter o colágeno intacto, resultando em uma pele mais jovem e hidratada.

Proteínas animais

Se você gosta de comer carne, está no lucro, pois a bovina, de frango e até mesmo caldo de ossos. Ao serem consumidas, quebram as proteínas em aminoácidos, que são componentes utilizados para sintetizar mais colágeno. Gelatina e pé de galinha são alternativas muito ricas de colágeno.

Publicidade

Suplementos

Por fim, há também a opção de você acrescentar mais colágeno à sua dieta através dos suplementos de colágeno hidrolisado. A hidrólise quebra as moléculas de colágeno e as transforma em partículas menores, facilitando a absorção pelo corpo. Porém, vale lembrar que, antes de fazer a suplementação, é necessário consultar um profissional de saúde.