Com clima inconstante, veja como será a Primavera de 2024 no Brasil

O La Niña influenciará as temperaturas e estação será diferente do que vivemos no ano passado; confira

Primavera
Primavera contará com calor mais moderado e úmido – Pixabay/Konevi

Como estamos notando, as estações do ano estão um pouco misturadas. Faz frio no verão, e muito calor no inverno, e não será diferente com a Primavera, que ainda contará com o fenômeno La Niña. Confira o que esperar para a nova etapa do ano, que dura até 21 de dezembro.

Publicidade

La Niña mais suave

Em outubro, já podemos contar com a presença do fenômeno La Niña. Porém, este ano, ele estará um pouquinho diferente. Normalmente, os efeitos no Brasil contam com aumento das chuvas no Norte e Nordeste, tempo seco e chuvas irregulares no Centro-Sul e no Sul, além de massas de ar frio no Brasil todo. Desta vez, tudo acontecerá de forma mais suave, já que o aquecimento global está influenciando os oceanos.

Calor moderado e úmido na Primavera

Prepare-se para viver um calor mais moderado e úmido nesta Primavera. Segundo o que meteorologista da Climatempo,Vinicius Lucyrio, disse ao G1, vivenciaremos temperaturas medianas, calor bem abafado e bastante umidade. Mais detalhadamente, no início, será um calor acima da média, porém não extremo, diferente do que foi 2023. O especialista afirma que é improvável que surjam grandes ondas de calor em novembro e dezembro.

O Centro-Norte e regiões como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, contarão com temperaturas acima da média especialmente entre outubro e novembro, mas, em dezembro, elas estarão próximas da normalidade. As chuvas voltarão ao longo da estação e, com isso, Pará, Tocantins, parte do Nordeste e Goiás terão ondas de calor limitadas em novembro. “A situação será diferente do ano passado, pois devemos ter um retorno mais antecipado das chuvas em boa parte do Brasil em novembro”, prevê o profissional.

Por fim, no Centro-Sul, as chuvas vão superar a média. Enquanto, no Norte, elas irão demorar um pouco mais para marcar presença de maneira mais significativa.