Por que temos cabelos brancos?
Veja três motivos que justificam o surgimento dos fios grisalhos e descubra como preveni-los
Veja três motivos que justificam o surgimento dos fios grisalhos e descubra como preveni-los
Quando surgem os primeiros fios de cabelos brancos, o desespero é certo. Qual atitude tomar? Dizem que arrancar pode fazer nascer dois a mais? Será? Que tal desmistificar todos os mitos a respeito deste tema?
Quando somos jovens, nosso fios estão cheios de melanócitos, que são as células responsáveis pelas diversas cores de cabelo. Com 0 passar do tempo, elas vão morrendo e, por isso, surgem os cabelos brancos. E, segundo o que a dermatologista Patricia Ormiga disse ao ‘O Globo’, os 30 anos, em média, marcam o início deste momento.
A genética também é um fator muito importante no surgimento dos cabelos brancos. O DNA influencia muito o começo dos primeiros fios grisalhos e isso justifica porque pessoas muito jovens já possuem alguns vestígios da idade no couro cabeludo.
Quem nunca ouviu da mãe que estava fazendo seus cabelos brancos duplicarem? Tecnicamente, de acordo com o veículo, isso é verdade. O chamado estresse oxidativo “é uma condição biológica que aumenta a produção de radicais livres, que são moléculas capazes de provocar a morte de células, entre elas, os melanócitos”.
Apesar de ainda ser muito cedo, é possível que a falta de nutrientes contribua para o surgimento dos fios brancos. “Outro ponto que temos na literatura médica é a correlação da deficiência de vitamina B12, ferro, cobre e zinco com o surgimento de fios brancos. Porém, ainda precisamos de mais estudos para fazer apontamentos sobre isso”, afirma ao site.
Não, arrancar os cabelos brancos não farão com que eles nasçam a mais. Porém, em vez de ficar sentindo dor, há algumas possíveis soluções. A médica tricologista Alexandra Lopes afirmou ao mesmo portal que há algumas formas de evitar os cabelos brancos a partir dos 30 anos. Uma delas é fugir do sol, pois ele também pode ser um fator que desencadeia a mudança na aparência. As dicas são o uso de boné com proteção UV e a aplicação de protetor solar feito para cabelo.
Beber bastante água e ter uma alimentação rica em oxidantes, como a vitamina C, também é outro caminho. E, se necessário, consulte um profissional dermatologista quando surgirem os primeiros indícios. Assim, ele poderá te indicar uma suplementação alimentar.