O que se sabe sobre São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes?
Veja a história do santo e duas orações para proteger suas viagens, sejam elas por terra, ar ou água
Veja a história do santo e duas orações para proteger suas viagens, sejam elas por terra, ar ou água
Hoje é dia de São Cristóvão, quem também é conhecido como padroeiro dos viajantes. Para comemorar, pedimos para o Padre Alex Nogueira contar um pouco de sua história. Ele ainda ensinou duas orações para pedir proteção ao santo.
Primeiramente, São Cristóvão era um servo que queria trabalhar para o maior rei do mundo. Segundo tradições, ele tanto buscou que chegou até a servir o demônio. Porém, descobriu Jesus Cristo e se converteu. Por ser muito alto – tinha mais de dois metros de altura – ajudava as pessoas a atravessarem um rio.
Em um dia comum, um menino pediu sua ajuda para atravessar o curso de água. Ele colocou o garoto em seus ombros e, enquanto estava caminhando, sentiu um peso muito grande. Ao final, o jovem transformou-se em Jesus.
“Desse modo, o nome Cristóvão (Christophóros – do grego), significa portador (phorós) de Cristo (Christós). Ao final da vida, São Cristóvão foi martirizado por meio da decapitação. É conhecido como o padroeiro dos motoristas e viajantes, visto que carregou o menino Jesus aos ombros na travessia do rio.”, conta Nogueira.