16 de outubro, Dia de São Geraldo Magela: oração para o padroeiro da maternidade
Em 16 de outubro, celebramos o Dia de São Geraldo Magela, conhecido entre a comunidade católica como padroeiro da gravidez e maternidade
Em 16 de outubro, celebramos o Dia de São Geraldo Magela, conhecido entre a comunidade católica como padroeiro da gravidez e maternidade
Padroeiro da gravidez, da maternidade e daqueles que são falsamente acusados de algo, hoje, em 16 de outubro, a comunidade cristã católica celebra o Dia de São Geraldo Magela.
Nascido em 6 de abril de 1726, na cidade de Muro Lucano, uma comuna italiana da região da Basilicata, Geraldo Magela cresceu em meio aos ensinamentos cristãos cultuados por sua família. Ainda jovem, perdeu o pai e seu viu obrigado a trabalhar para ajudar em casa.
Assim, Geraldo Magela iniciou sua carreira como alfaiate. Com 19 anos, já tinha seu próprio negócio. O lucro que recebia com a produção das peças de roupa era dividido entre seu sustento, o sustento de sua família, e doações para os mais necessitados.
Pouco tempo depois, foi aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, tornando-se missionário redentorista. Ali, seguiu exercendo sua função como alfaiate, além de jardineiro, enfermeiro e porteiro.
No ano de 1745, Geraldo Magela foi acusado injustamente de engravidar uma mulher, chamada Néria Caggiano. Logo, ela desmentiu o caso e inocentou o homem. A título de curiosidade, São Geraldo ficou conhecido por prever sua morte, afirmando que faleceria em decorrência de uma tuberculose no dia 16 de outubro de 1755.
“Ó São Geraldo, nós nos alegramos pela felicidade de vossa glória. Nós bendizemos a Deus pelos dons sublimes de vossa graça a vós dispensados com tanta largueza. Nós vos felicitamos por haverdes correspondido fielmente a tanta bondade do Senhor.
Ó São Geraldo, ajudai-nos a imitar vossa fidelidade à Vontade divina: vosso amor a Jesus Sacramentado: vossa devoção singular a Maria Santíssima; vosso espírito de penitência; a pureza de vossa vida e, enfim, vossa grande caridade para com os pobres, para com as mães e para com os mais abandonados.
Ó São Geraldo, socorrei-nos em todas as nossas precisões espirituais e materiais. Alcançai-nos uma piedosa conformidade nas agruras, doenças e sofrimentos da vida.
Abençoai as mães, de quem sois o especial padroeiro. Protegei nossa paróquia. Alcançai-nos de Deus muitas vocações sacerdotais e religiosas. Orai pela Igreja de Jesus Cristo e pelo Santo Padre, o Papa.
São Geraldo, nosso padroeiro, rogai por nós. Amém”.