Bolo massudo? Confeiteira dá dicas para deixar o bolo mais fofinho

Bolo fofinho é um desejo de todos! Confeiteira explica como a farinha de trigo somada a outro ingrediente pode fazer diferença no seu bolo

Bolo massudo? Confeiteira dá dica para deixar o bolo mais fofinho
Bolo massudo? Confeiteira dá dica para deixar o bolo mais fofinho – Foto: Isabella Mendes/Pexels

A farinha de trigo é, com toda certeza, um dos elementos mais importantes para deixar o bolo perfeito! Ela é composta por amido e glúten, ingredientes responsáveis por manter a massa do bolo com uma boa estrutura e ainda mais fofinho!

Publicidade

Conforme explica a confeiteira profissional Bruna Rebelo, existem três tipos de farinha: tipo 1, tipo 2 e integral, sendo que a farinha indicada, aqui no Brasil, para fazer bolos é a tipo 1.

“Independentemente do tipo, toda farinha de trigo tem glúten, mas para a massa do bolo, glúten em excesso pode deixar a massa pesada e o bolo duro”, explica a profissional em entrevista a Bons Fluidos. Você sabia dessa informação?

Como deixar seu bolo mais fofinho?

Para ter o bolo fofinho e perfeito, Bruna Rebelo, confeiteira profissional, que faz o maior sucesso nas redes sociais, separou uma dica para você. Confere só!

Para deixar seu bolo mais fofinho, separe menos 30% de farinha de trigo da receita. “Ao separar a farinha de tipo 1, retire até 30% dela. E a quantidade irá variar conforme a receita do bolo. Por exemplo, se a receita pede que você coloque 100 g você, retira 30 g de farinha de trigo”.

O truque está na substituição dessa quantidade retirada por amido de milho. “Após retirar a porcentagem de farinha de trigo, você irá substituí-la pela mesma quantidade de amido de milho. Ele vai servir para enfraquecer o glúten da farinha de trigo, deixando o bolo mais fofo”, finaliza a confeiteira.

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.