Home office: ficar muito tempo sentado pode ser tão perigoso quanto fumar
Especialista vascular relata riscos à saúde de ficar muito tempo sentado e ainda indica série de exercícios para fazer em casa e se prevenir
Especialista vascular relata riscos à saúde de ficar muito tempo sentado e ainda indica série de exercícios para fazer em casa e se prevenir
Se sua rotina exige que você passe muito tempo sentado, saiba que ela pode estar fazendo estragos em sua saúde tanto quanto a de fumantes. Segundo o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, isso ocorre porque nosso corpo não foi “projetado” para estar sempre em movimento e o sedentarismo, dificulta o retorno venoso, além de diminuir o gasto calórico diário.
O especialista, então, explica que a posição desfavorece o retorno do sangue para o coração. Isso leva ao aparecimento de edemas nos membros inferiores e até varizes. “É um sintoma comum sentir um peso e um cansaço nas pernas por causa dessa dificuldade do retorno venoso”, relata.
Ele destaca as atividades físicas como uma boa alidada para pessoas que vivem essa rotina muito sentada. Isso porque elas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço: “Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, prevenindo o risco de doenças e complicações”.
Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.