Ginecologista explica: até onde dores pélvicas são consideradas normais em mulheres?
O ginecologista César Patez explica sobre as dores pélvicas, as causas e quando há necessidade de intervenção cirúrgica
O ginecologista César Patez explica sobre as dores pélvicas, as causas e quando há necessidade de intervenção cirúrgica
As dores pélvicas são percebidas como incômodos que acometem a região entre os quadris e logo abaixo do abdômen. Bem mais comum em mulheres, esse tipo de dor pode ser semelhante às cólicas ou ocorrer de forma aguda e repentina. O sintoma pode ser sinal de diversos problemas que afetam o aparelho reprodutor feminino. O ginecologista César Patez explica sobre as dores, as causas e quando há necessidade de intervenção cirúrgica.
As dores pélvicas são comuns entre as mulheres? Quando ela pode ser classificada com um risco? A dor pélvica é mais comum do que se imagina, porque pode atingir quase a metade das mulheres. Porém, quando existe uma persistência deve ser investigada e pode sim ser sinal de alguma patologia!
Qual o momento de procurar um médico? Quando a dor vem acompanhada de náuseas, vômitos e presença de algum sangramento vaginal e outros sintomas, além da recorrência frequente, é necessário procurar um ginecologista para investigar.
Existem maneiras preventivas? Exercícios físicos com alongamento, massagem na parte de baixo da barriga, banho quente, uso de certas vitaminas como a B1, D3 e o uso de magnésio são alguns exemplos de prevenção.
Quais as principais causas das dores pélvicas? Existem muitas causas, entre elas: dores da ovulação, da menstruação, constipação intestinal e infecção urinária. No entanto, algumas doenças que podem causar uma dor parecida, só que de forma crônica. Alguns exemplos sãos a adenomiose, endometriose, síndrome de congestão pélvica (varizes pélvicas), miomas e aderências pélvicas.
Existe uma idade específica para que essas dores comecem? Sim. Geralmente, as dores começam a partir da primeira menstruação, intensificadas com o decorrer do tempo caso essa paciente tenha tendência a desenvolver endometriose, miomas uterinos, adenomiose ou outras patologias. Quando essa dor atinge mulheres no climatério, é importante investigar outras causas como câncer de colo uterino e câncer de ovário.
Em quais casos será preciso de intervenção cirúrgica? A intervenção cirúrgica é necessária em casos em endometriose quando existe um comprometimento importante dos órgãos pélvicos, aderências que geram infertilidade, miomas que comprometem a anatomia uterina e causam dor e sangramento, além de tumores de colo uterino e ovário e cistos ovarianos complexos.