Olho grego: o amuleto que nos protege há 5 mil anos contra o mau-olhado

Na coluna desta semana, Cigana Kelida fala sobre a origem do olho grego, explica seu significado, exalta seu poder e ensina como utilizá-lo

Olho grego: o amuleto que nos protege há 5 mil anos contra o mau-olhado
Olho grego: o amuleto que nos protege há 5 mil anos contra o mau-olhado – Foto: Meruyert Gonullu/Pexels

Este amuleto olho grego, também conhecido como “nazar” ou “pedra do mau-olhado”, é usado principalmente na Turquia e na Grécia. A descoberta mais antiga de um olho grego ocorreu na região da Mesopotâmia, cerca de 3.300 a.C., mas estima-se que seu populismo surgiu por volta de 1500 d.C., e perdura até hoje.

Publicidade

O uso deste amuleto está relacionado à crença de que uma pessoa pode transmitir o mal ou à ocorrência de coisas ruins para outra pessoa através de seus olhos. Portanto, desde que mundo é mundo, inveja e mau-olhado existem.

O olho, portal para nossa alma conforme a espiritualidade, reflete diretamente nossas emoções. Para isso, desde os tempos antigos, foram inventados diferentes amuletos, como o próprio olho grego, para nos proteger contra a inveja e os maus desejos.

Para usar o olho grego: como reconhecer o mau-olhado?

Sempre ouvimos falar do mau-olhado e que, para curá-lo, alguém teria que ter seu nome completo e pronunciar algumas palavras secretas. Acredita-se também que esta fórmula mágica só pode ser transmitida a outra pessoa na véspera de Natal. Se passar mais um dia, tanto quem conta a história quanto quem ouve perderão o “poder” de curá-la. Você já tinha lido sobre essas superstições?

O que muitos não sabem é que o mau-olhado pode vir voluntária ou involuntariamente. Embora esteja associado a pessoas invejosas que irradiam sua energia negativa através de seus olhares, pode ter o efeito oposto: se algo ou alguém está sendo muito lisonjeado, há chances de que eles acabem sendo afetados.

Nos adultos, o efeito do mau-olhado é mais psicológico que físico. Paranoia repentina, mudanças de humor, medo ou nervosismo são alguns dos sintomas. Fisicamente, o sono perturbado e o cansaço extremo são os mais comuns.

É grego ou turco?

Como sempre, a história depende de quem a conta. É uma tradição que abrange toda a região da Grécia e Turquia, e é por isso que você a verá em ambos os países – e também em Chipre). Na verdade, é um legado do Império Otomano, daí a confusão que gera.

Onde colocar o olho grego?

O uso do olho grego dependerá do que você deseja proteger. Muitos o penduram nas entradas das casas para desviar as más energias, outros, em seus negócios para cuidar da economia. Alguns usam em brincos ou pingentes para desviar olhares negativos ou onde acharem necessário.

Publicidade

As diferentes cores do olho grego e seus significados

Azul: é a cor mais tradicional. Simboliza o bom Karma, portanto, está relacionado às boas energias, atuando contra o mau-olhado. O azul-claro oferece proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza.

Vermelho: poder, energia, amor, determinação. É a cor do desejo e da paixão.

Amarelo: a cor do sol representa vitalidade e força. É a cor da energia no corpo.

Publicidade

Verde: é a cor da esperança e do crescimento pessoal.

Violeta: é a cor da nobreza, dignidade, criatividade, magia, mistério e ambição.

Preto: poder e força interior. Representa serenidade.

Publicidade

Relação entre o olho grego e a mão de Fátima

O significado da mão de Fátima e do olho grego estão relacionados. A mão de Fátima é um amuleto que, quando direcionamos a palma para baixo, clama por sorte e amor. Ao contrário, a palma para cima indica poder, força e oferece proteção contra o mau-olhado.

É preciso saber que a transmissão do mau-olhado é entendida como uma luta de energias em que o observador é energeticamente mais forte que a vítima. Sabendo disso, fica mais fácil entender a união entre a mão de Fátima e o olho grego para conseguir uma maior força de proteção.

Algumas curiosidades sobre o olho grego

O islam, assim como o cristianismo, proíbe amuletos porque acredita que Alá os protege de todo mal. Mas, espere: a Turquia é um país de maioria muçulmana. Como pode ser isso? A realidade é que, embora 99% dos turcos sejam muçulmanos, nem todos são praticantes ou aderem à religião literalmente, razão pela qual incorporam o uso de amuletos no seu quotidiano.

Embora existam diferentes materiais, o preferido é o vidro, pois quando está cheio de energia ruim, quebra. Atletas que acreditam nesta tradição costumam tatuar um olho grego em sua extremidade habilidosa. Pernas e braços protegidos pelo olho grego são comuns na Turquia.

Como limpar o olho grego

Todo amuleto místico precisa de cuidados especiais. O olho grego, como elemento de proteção, tem a função de monopolizar as energias negativas direcionadas ao seu portador, por isso é aconselhável descarregar com frequência todas essas más vibrações. Para isso, basta deixá-lo sob a influência da luz da lua cheia, envolto em um pano branco, de preferência de algodão. Na manhã seguinte, o olho grego pode ser usado normalmente novamente.

Paz e Luz

Kélida