Pipoca, abacate e mais: nutricionista lista alimentos que diminuem os sintomas menstruais
A nutricionista Juliana Vieira citou 11 alimentos saudáveis que podem nos ajudam a aliviar os sintomas da menstruação, como a TPM e a cólica
A nutricionista Juliana Vieira citou 11 alimentos saudáveis que podem nos ajudam a aliviar os sintomas da menstruação, como a TPM e a cólica
Todos os meses a menstruação ocorre, e muitas vezes ela chega acompanhada de um certo desconforto, desde os mais variados sintomas pré-menstruais até as famosas cólicas. A boa notícia é que é possível encontrar um alívio na alimentação para esses males. A nutricionista Juliana Vieira elencou alguns alimentos para você introduzir na dieta neste período do mês.
Folhas verdes: folhas verdes são ricas em fibras que podem aliviar os problemas digestivos associados ao ciclo menstrual. E a vitamina A presente nessas folhas combate a pele seca e a acne hormonal advindas do período menstrual.
Pipoca: os carboidratos complexos são seus melhores amigos, pois são fontes de serotonina, o hormônio que nos faz sentir bem.
Abacate: gorduras saudáveis aliviam os sintomas da TPM.
Oleaginosas: castanhas, nozes e sementes de chia são ótimas durante todo o ciclo menstrual, funcionando como antidepressivo.
Bananas: a banana contém melatonina, um hormônio do sono que ajudará em uma noite tranquila.
Semente de abóbora: contém magnésio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, aliviando as dores de cabeça.
Maçã, pera, melão e frutas vermelhas: essas frutas são ótimas opções para substituir o açúcar durante os períodos em que queremos comer um doce.
Ovos: podem ajudar a combater a TPM, pois carregam vitaminas D, B6 e E, que contribuem para o controle das substâncias químicas do cérebro que causam os desconfortos.
Chá de camomila: a camomila possui propriedades que podem ajudar a aliviar as cólicas, a ansiedade e a irritabilidade que as mudanças hormonais causam no organismo.
Louro: louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. Essa planta possui propriedades que estimulam o útero e, assim, conseguem liberar o fluxo menstrual com mais facilidade.
Abacaxi e gengibre: são diuréticos que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas.