Padroeira dos pobres, peça um MILAGRE para Santa Beatriz da Silva
No Dia de Santa Beatriz da Silva, 1 de setembro, reze para a padroeira dos pobres; conheça a história e milagres impressionantes da santa
No Dia de Santa Beatriz da Silva, 1 de setembro, reze para a padroeira dos pobres; conheça a história e milagres impressionantes da santa
Em 1 de setembro celebramos Dia de Santa Beatriz da Silva, considerada entre os fiéis católicos uma das padroeiras dos pobres. Alguns ainda celebram o seu dia em 17 de agosto. Você já tinha ouvido falar nesta santa?
Chamada Beatriz da Silva, nasceu na cidade de Ceuta, antigo território português, no ano de 1424. Herdeira de títulos nobres, viveu entre os franciscanos durante toda a sua infância, quando desenvolveu grande interesse pela religião católica, especialmente a figura de Nossa Senhora.
Como conta a história, Beatriz da Silva era dama de companhia e prima de D. Isabel, esposa de D. João II de Castela. Sua beleza estonteante causava inveja em D. Isabel, que decidiu matá-la por asfixia. A ideia de Isabel enterrar Beatriz em um cofre.
Sentindo que iria sofrer um atentado, Beatriz rezou para Nossa Senhora, de quem era devota, pedindo que sua prima a perdoasse e que ela pudesse sair viva desta tentativa de assassinato. Para Beatriz, a Virgem Maria apareceu e lançou as seguintes palavras: “Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada”.
Após três dias, Beatriz apareceu, surpreendeu Isabel, que não esperava seu retorno, e pediu para deixar a corte. Assim, partiu para o Mosteiro de São Domingos, na cidade de Toledo. Após 30 anos dedicando sua vida à religião e ao cuidado com os pobres e carentes, funda a Ordem dos Concepcionistas, como apontou Nossa Senhora.
Beatriz da Silva falece em 9 de agosto de 1491, logo após Virgem Maria anunciar que em poucos dias a mulher chegaria ao paraíso. No dia de sua morte, dois acontecimentos milagrosos chamaram a atenção: o primeiro é que, ao falecer, alguns conhecidos tiraram o véu que lhe cobria o rosto e perceberam que ela tinha uma fisionomia jovem. O segundo é que, já falecida, uma luz em formato de estrela brilhava em sua testa. Hoje, Santa Beatriz da Silva é representada com este símbolo.
“Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém.”