Café da manhã: o que comer para ter menos ansiedade ao longo do dia?
Sua rotina alimentar no café da manhã pode te ajudar a ter um dia mais calmo e com menos ansiedade; médico psiquiatra te explica
Sua rotina alimentar no café da manhã pode te ajudar a ter um dia mais calmo e com menos ansiedade; médico psiquiatra te explica
Você com certeza deve saber que a alimentação é amiga direta de uma boa saúde mental. Mas, sabia que os alimentos que você consome no café da manhã podem te ajudar a ter um dia mais calmo e sem ansiedade? A rotina alimentar nessa parte do dia é fundamental para diminuir sintomas envolvidos problemas psicológicos.
“De uma forma muito geral, a ansiedade patológica vai acontecer em momentos em que você não consegue relaxar e parar de se preocupar ou você tem crises frequentes de ansiedade e isso está durando na maior parte dos dias em duas semanas ou mais”, é o que diz Marco Abud, médico psiquiatra, sobre a condição. Em seu canal do YouTube, o profissional dá dicas de como ter uma boa alimentação ao acordar para ter um dia menos ansioso.
O especialista disse que uma pessoa pode acordar ansiosa por alguns motivos: preocupação com alguma antecipação e ameaça já no dia anterior – ou seja, quando ela já dorme pensando no que precisa fazer na manhã seguinte -, pessoas com ansiedade generalizada, transtorno do pânico, picos de hipoglicemia, desidratação, entre outros acontecimentos. É sempre importante entender o próprio corpo para ter um melhor bem-estar.
Uma dica preciosa do médico é não tomar café logo que acorda. Como já dissemos aqui, muitas pessoas já acordam ansiosas, então já levantar e ingerir cafeína pode piorar essa condição. Beba MUITA água! A desidratação pode ser um grande gatilho para a ansiedade.
Mas, então, quais alimentos são ideais para o café da manhã? A dica de ouro é ter alimentos ricos em PROTEÍNA, porque ela ajuda a estabilizar o nível de glicemia no sangue (o nível de glicose instável ajuda nos picos de mau humor).
Abacate é uma excelente alternativa! Ele possui magnésio, que ajuda a equilibrar o cortisol, além de ter vitamina B6 – a deficiência dela pode prejudicar o funcionamento dos neurônios. Além dessa fruta, ingerir ovos também pode ser uma boa saída, já que eles são ricos em proteínas. Misturar esses dois alimentos, então, ficará delicioso!
A outra possibilidade é iogurte. É amigo do nosso cérebro e do nosso humor, de acordo com o Dr. Marco. Misturar com aveia e granola será ótimo, porque elas têm cálcio, ferro, magnésio e potássio (principalmente a aveia). Cuidie da sua alimentação para uma saúde mental!