5 possíveis razões para o aparecimento de olheiras
Anda tendo problema com olheiras? Especialistas apontam algumas possíveis causas para essa condição
Anda tendo problema com olheiras? Especialistas apontam algumas possíveis causas para essa condição
Se você acordou com manchas escuras logo abaixo dos olhos, as olheiras te pegaram! Você sabia que existemtrês tipos de olheiras e cada tipo possui uma causa diferente?
A dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff explicou que a olheira estrutural é causada pela anatomia estrutural da órbita ocular, já que algumas pessoas possuem o sulco lacrimal mais profundo – geneticamente ou envelhecimento natural. Já a vascular é causada pela presença de vasos abaixo da pele. E a olheira pigmentar é ocasionada por excesso de melanina na pele da pálpebra inferior. A falta de sono ou alergias respiratórias podem piorar essa condição.
Emagrecimento rápido com dieta restritiva: um processo de perda de peso tem implicações também no rosto, já que perdemos gordura no corpo inteiro. “Grande parte da nossa gordura facial está na zona das bochechas, e quando essa gordura desaparece, essa zona ‘despenca’ e a olheira fica mais pronunciada, podendo apresentar uma cor mais azulada ou azul acastanhada”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.
Você está se alimentando muito mal: da mesma forma que fazer dietas malucas pode ser um desastre para a aparência facial, comer muito doce, carboidrato e sódio pode representar um grande problema. “Esses alimentos aumentam o processo inflamatório, por isso influenciam no aparecimento de olheiras”, diz o Dr. Abdo.
Seu sono está péssimo: o estresse e a falta de um sono de qualidade são alguns fatores, juntamente com o próprio processo de envelhecimento, que deixam a pele com uma característica mais cansada e “exausta”, resultando no aparecimento de olheiras. Dormir bem é essencial para a saúde da sua pele!
A alergia respiratória te pegou: “Pessoas que sofrem de rinite, sinusite, desvio de septo, alergias no nariz, podem ter um problema na microcirculação ao redor dos olhos impactando na oxigenação do local e causando essa pigmentação mais vascular”, afirma o Dr. Abdo.
Você ainda não largou o cigarro: o cigarro também piora muito a qualidade da pele. “Além de dificultar a circulação de sangue e o aporte de nutrientes, na fumaça do cigarro existem radicais livres e outras moléculas que tem o poder inflamatório, aumentando estresse oxidativo. Além disso estudos mostram diminuição da quantidade de oxigênio na pele após um só cigarro”, diz a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica.