”Não sei como será a terceira Guerra Mundial, mas sei como será a quarta”, entenda a frase memorável de Albert Einstein
O que Albert Einstein quis mostrar quando disse que a quarta guerra mundial seria com pedras e paus?
O que Albert Einstein quis mostrar quando disse que a quarta guerra mundial seria com pedras e paus?
“Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus” – Albert Einstein.
Após dias de tensão e ameaças, a Rússia de Vladimir Putin atacou a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira, 24, e o mundo amanheceu triste e preocupado com o conflito. Não apenas pelos habitantes dos países envolvidos diretamente no caso, que, naturalmente, são os mais afetados nesse primeiro momento, mas também pelas chances disso tudo se tornar uma guerra, a ponto de podermos chamá-la de Terceira Guerra Mundial.
Einstein, uma das mentes mais brilhantes da ciência, foi calculista ao dizer a frase que deu origem à matéria. Não conseguimos saber como será o terceiro conflito mundial, mas caso ele aconteça, o mundo terá tecnologias avançadas a ponto de destruir tudo o que temos e construímos até o momento. Sendo assim, uma quarta guerra seria com pedras e paus, porque só esses objetos restariam na humanidade.
Mas estamos na Bons Fluidos. O momento é de reflexão, vibração, elevação do pensamento e desejo de que tudo se resolva o mais rápido possível.
+++ Saúde e história: primeira cirurgia de ouvido pode ter sido realizada há cinco mil anos
Até o momento, o que sabemos sobre Rússia x Ucrânia? Reunimos informações importantes!
Estudiosos e interpretadores dizem que, até o momento, não há chances deste conflito se tornar uma Guerra Mundial. “Por pior que seja a situação na fronteira entre Rússia e Ucrânia neste momento, não se imagina um confronto militar direto entre a aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Rússia”, aponta a BBC News.
“É uma guerra mundial quando americanos e russos começarem a atirar uns nos outros”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, no início deste mês, prometendo que não enviaria tropas americanas para a Ucrânia sob nenhuma circunstância.
A linha vermelha para a Otan e o Ocidente é se a Rússia ameaçar algum Estado membro da Otan e apenas o presidente Putin e seu círculo íntimo de confiança sabem o quão longe ele pretende levar essa crise.
Por que um ataque à Otan pode complicar a situação?
De acordo com o Artigo 5 da Otan, a aliança militar ocidental é obrigada a defender qualquer Estado membro que seja atacado. A Ucrânia, país diretamente atacado pela Rússia, não é membro da Otan, mas já demonstrou interesse em se juntar à aliança — algo que Putin está determinado a impedir.
Países do Leste Europeu como Estônia, Letônia, Lituânia ou Polônia, por exemplo, são todos membros da Otan.
Em matéria publicada na BBC News, concluíram:
“Mas quão preocupado você deve estar? Enquanto não houver conflito direto entre a Rússia e a Otan, não há razão para que essa crise, por pior que seja, vire uma guerra mundial em grande escala”.