Estudo revela porque as lágrimas são catalisadores do novo coronavírus

Relatório divulgado pela John Hopkins University School of Medicine sugere como os olhos são porta de entrada para a Sars-Cov-2

Estudo revelou como os olhos são grande porta de entrada para o vírus – Freepik

A Universidade de Medicina de John Kopkins, localizada em Baltimore, nos Estados Unidos divulgou mais um estudo sobre o novo coronavírus no mês passado. 

Publicidade

Um relatório divulgado pela universidade, que é destaque em estudos sobre a Covid-19, revelou que os olhos podem ser uma grande porta de entrada para o novo vírus, e a lágrima é um catalisador que facilita a transmissão da doença, além de colaborar para sua entrada no organismo. 

Não é novidade que deve-se evitar levar as mãos aos olhos, assim como na boca e nariz, no entanto, pesquisadores descobriram que as lágrimas podem facilitar a absorção do vírus pelo organismo. 

SAIBA MAIS: Nova Zelândia reabre e retoma a normalidade após zerar casos de coronavírus

Uma equipe de estudiosos avaliaram o corpo de 10 pessoas que vieram a óbito por diferentes motivos, que não tem relação com o novo coronavírus, e concluíram após exames, que todos eles produziam uma enzima ao redor dos olhos capaz de facilitar a entrada do vírus no organismo. 

A enzima chamada TMPRSS2 colabora para que o vírus consiga passar pelos poros e veias e chegar a corrente sanguínea mais rapidamente, isso significa que indivíduos ficam mais propenso a ter a doença se chorar próximo a um paciente com a Covid-19, além disso, se um paciente infectado chora e alguém entra em contato com suas lágrimas, a chance de contaminação também é grande. 

Esses resultados indicam que as células da superfície ocular, incluindo a conjuntiva, são suscetíveis à infecção pelo Sars-Cov-2 e, portanto, poderiam servir como um portal de entrada e também como um reservatório para a transmissão de pessoa para pessoa deste vírus”, disse um dos autores do estudo, o oftalmologista Lingli Zhou.
 

Publicidade