Pense positivo: você consegue! Especialista dá 5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Especialista em recolocação Carolina Martins lista um guia para você se preparar 

Saiba tudo que você precisa entender para ir bem em uma entrevista de emprego – Freepik

A crise do Covid-19 aumentou ainda mais a taxa de desemprego no Brasil e no mundo, e consequentemente, a concorrência pelas vagas disponíveis no mercado, por isso, não dá para perder a chance diante de uma entrevista de emprego.

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Pensando nisso, conversamos com a especialista em recolocação Carolina Martins, que elencou as cinco dicas mais importantes para você se preparar para esse momento e aumentar suas chances de ser escolhido. 

1) Estude o seu currículo

“O momento da entrevista nada mais é do que uma validação daquilo que você colocou no seu currículo. O documento irá abrir as portas para você conseguir o encontro, mas o que te faz de fato ser contratado, ou ir às novas etapas do processo seletivo, é a entrevista. Infelizmente, muitos candidatos não conseguem contar ao recrutador, aquilo que está descrito em seu currículo, falar de suas experiências e formações, por isso é importante estudar aquilo que você apresentou”. 

2) Conheça a empresa

“Qual a missão, valores e visão da empresa para a qual você aplicou currículo? O que fazem e como fazem? Qual a cultura da empresa, como eles se posicionam? Perguntas como ‘por que você quer trabalhar aqui?’ são feitas para que o avaliador compreenda o quanto você se preparou para aquele encontro”. 

3) Alinhe sua experiência com o que pede a vaga

“Muitas vezes as pessoas se apegam à carreira e durante a entrevista, começa a falar o que é mais importante para si e não para o entrevistador. Tome cuidado com isso. Alinhe o descritivo da vaga com as competências do seu currículo. Quanto mais relação entre as suas experiências com as necessidades da vaga, maiores as chances de você ser contratado. É claro que isso precisa ser de verdade, mentir no currículo é um dos fatores que mais reprovam candidatos”.  

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4) Liste seus resultados

“Os candidatos costumam focar nas tarefas que realizavam e não no que elas geraram de resultados e isso é um erro. Isso porque, tarefas fazem parte de todas os cargos, o que irá de diferir dos outros candidatos é mostrar o que você gerar a partir daquilo”. 

5) Crie conexão com recrutador

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“Isso é o que chamamos de criar um rapport, ou seja, gerar uma sintonia com o analisador, para que a conversa flua muito melhor e aumenta as suas chances. Isso é feito logo nos primeiros minutos de conversa, de forma sutil, e algumas das formas de você conquistar isso é olhando nos olhos enquanto conversa, chamá-lo pelo nome, sorrir. A ideia é criar um ambiente amigável e diminuir as chances de você ficar nervoso – que com certeza comprometeria o seu desempenho”.