Longe do caos! NASA e SpaceX enviam astronautas ao espaço para o início de uma nova era espacial
O voo com destino à Estação Espacial é o primeiro da história feito por uma empresa privada
O voo com destino à Estação Espacial é o primeiro da história feito por uma empresa privada
Depois de uma tentativa frustrada na última terça-feira, 27, por conta das condições climáticas, a NASA e a empresa privada SpaceX conseguiram lançar o foguete Falcon 9 no espaço no último sábado, 30, em um evento histórico para os Estados Unidos e para o mundo.
Dois astronautas saíram da base do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no foguete criado pela empresa do multibilionário Elon Musk com direção a Estação Espacial Internacional (ISS). Os veteranos da NASA Bob BehnKen, 49, e Doug Hurley, 53, decolaram às 16h22 e chegaram 19 horas depois para a missão denominada Demo-2.
“É uma honra ser parte deste grande esforço para colocar os Estados Unidos de volta no negócio de lançamentos. Falamos com vocês em órbita“, disse Doug após o lançamento do foguete.
Este pode ser o início de uma nova fase de exploração espacial que prevê catalisar empresas privadas para iniciar viagens espaciais para turistas e caso a SpaceX seja aprovada, os norte-americanos deixarão de depender dos Russos para chegar à Estação Espacial Internacional, já que desde 2011 a Rússia era o único país a possuir a nave espacial capaz de viajar até a ISS a 400 km de distância da terra.
Elon Musk, dono da SpaceX, é obcecado pelo espaço e quer conquistar a confiança da maior agência espacial do mundo, a NASA, para colocar em prática seus projetos de circunavegar a lua ou até tornar possível uma viagem tripulada para Marte.