Entenda a função de Anitta como Ekedi no candomblé; Yalorixá Íris de Oxum explica

A Yalorixá Íris de Oxum conversou com a Bons Fluidos e contou sobre a função de Anitta como Ekedi no candomblé; entenda

Entenda a função de Anitta como Ekedi no candomblé; Yalorixá Íris de Oxum explica – Reprodução / Instagram / @anitta – Pixabay

A cantora Anitta usualmente usa suas redes sociais para compartilhar alguns registros que remetem ao candomblé, religião que a artista de 28 anos segue. A título de exemplo, Anitta surgiu ao lado de seu Pai de Santo Sérgio Pina em imagem compartilhada nesta última segunda-feira, 13, nos Stories de seu perfil oficial no Instagram — foto de capa da matéria.

Publicidade

Recentemente, um portal de notícias lançou que uma cantora famosa havia raspado a cabeça em detrimento da religião. O boato foi prontamente associado com Anitta. Em contrapartida, a assessoria da artista publicou uma nota esclarecendo: “A cantora, praticante do Candomblé, é uma ‘Ekedi’ em sua religião. As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”.

+++ O que Oxum tem para nos ensinar neste 8 de dezembro, dia do Orixá do ouro e das águas doces

Mas, afinal, quem são as Ekedis? Qual sua função na religião? A Bons Fluidos conversou com a Yalorixá Íris de Oxum, do Astrocentro, que nos esclareceu algumas dúvidas em relação ao assunto. Vale lembrar que, sendo uma religião de origem africana, existe um grande preconceito em relação ao candomblé ou a umbanda no Brasil. O desconhecimento é o primeiro preceito que fundamenta a intolerância religiosa. Cabe aos que não fazem parte do candomblé, por exemplo, ler sobre o assunto e entender mais sobre a cultura.

O que é uma Ekedi no candomblé?

Segundo Íris, Ekedi é um cargo de grande importância no candomblé, no barracão, no terreiro e dentro das religiões de matriz africana. Uma pessoa não escolhe ser Ekedi, ela é escolhida. Como acontece essa escolha? Por um jogo de búzios ou sendo apontada por um Orixá.

Após essa escolha, a pessoa se inicia na religião e passa a ser mãe de todos ali envolvidos. Mães dos Eaos, mãe dos Ebomis – mãe de todos. Ela é aquela pessoa que anda do lado do Babalorixá ou da Ialorixá. Ela é o lado direito e esquerdo dentro de um terreiro. Ela ajuda em tudo.

+++ Orixás de 2022: ano será regido por IBEJIS, orixás que trazem a felicidade no coração e enxergam o mundo com o olhar de criança

O que ela faz? Ela arruma o Orixá, faz comida, cuida do quarto de santo, ela é conselheira, ela é amiga, ela está ali para o que der e vier. A Ekedi é feita para o Orixá, onde ele estiver. Ela está (e precisa estar) pronta e atenta ali do lado.

Publicidade

Um grande Pai de Santo sempre diz que a Ekedi é um numeral e ele enumera ela como “segundo”, porque depois do Pai e da Mãe de Santo, ela vem. Precisa estar a postos para tudo, cuidando.

Os filhos fecham os olhos para receber os santos e a Ekedi se torna os olhos desses filhos. Uma Ekedi se dedica ao extremo, é um cargo de grande importância. Lembrando que a Ekedi não incorpora, mas ela sente toda a energia do Orixá.

Algumas colegas Ekedis de Íris de Oxum nos enviaram algumas frases inspiradoras sobre a função no candomblé:

Publicidade

“Fui escolhida pelo Orixá para ser os olhos dele enquanto estiver em terra.”, Ekedi Elaine de Osun.

“Ser Ekedi é ser amor, carinho, dedicação, perseverança e bondade para servir ao rosa.”, Ekedi Celia de Osun.

“Amorosidade e dedicação ao Orixá é o que eleva a fé e o caminhar.”, Ekedi Simone de Yemanjá.

Publicidade

Iniciada na religião do candomblé há 11 anos, Íris de Oxum, Yalorixá, é filha da orixá Osun, divindade do amor, da prosperidade e da visão dos oráculos. Especializada no campo afetivo, maga em Magia Divina do Fogo, operadora de Mesa Quântica Estelar. Trabalha com Baralho Cigano, Baralho Maria Padilha, Tarot de Marselha e dos Anjos e jogo de búzios.