‘Raiva, medo e preocupação tendem a consumir nosso sistema imunológico’, diz Dalai Lama

O líder religioso mandou mensagens para fiéis e falou sobre a relação da paz de espírito com o bem-estar físico

O líder religioso Dalai Lama escreveu mensagem de reflexão para seus fiéis – Instagram/ Dalai Lama/ Foto: Ven Tenzin Jamphel

Dalai Lama escreveu uma mensagem de reflexão para fiéis e seguidores nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 21, e falou sobre a influência da paz de espírito sobre o bem-estar físico. 

Publicidade

O líder religioso tem usado seu Twitter para publicar pequenos textos de conforto e reflexão com temas voltados para paz, religião e mensagens de alívio em tempos de pandemia. Na publicação mais recente, Dalai Lama refletiu sobre o que muitos cientistas e religiosos acreditam em relação ao poder da mente e do espírito de influenciar em nossa saúde. 

+ VEJA TAMBÉM: ‘Buda seria defensor do meio ambiente hoje, se voltasse a esse mundo’, declara Dalai Lama

“A paz de espírito e o bem-estar físico estão intimamente relacionados“, começou dizendo o principal líder espiritual do budismo tibetano. 

Ele comentou que anos atrás ouviu de um pesquisador sobre o assunto e reforçou a ideia de que sentimentos como medo, preocupação e raiva provocam a queda do nosso sistema imunológico e nos deixam mais suscetíveis a adoecer: “Há alguns anos, um cientista da Emory University me disse que a raiva, o medo e a suspeita contínuos tendem a consumir nosso sistema imunológico”. 

Ele finalizou a publicação afirmando que sentimentos positivos influenciam no nosso bem-estar e até na autoconfiança: “Além disso, paz de espírito e bom coração nos trazem confiança”. 

SAÚDE MENTAL X SAÚDE FÍSICA

Estudos recentes estão fornecendo cada vez mais evidências suficientes sobre as respostas imunológicas em relação ao sistema emocional. A maioria dos seres vivos usa ambos os sistemas para se ajustar dinamicamente às constantes mudanças do ambiente externo e isso resulta em um trabalho em conjunto que designa o bem-estar físico e mental de um indivíduo. Ou seja, quando a mente está mal, o sistema imunológico tem a tendência de perder força e deixar o organismo mais suscetível à infecções e outras doenças. 

Publicidade