Aos 69 anos, falece escritora e ativista bell hooks; leia algumas de suas frases marcantes

Americana, bell hooks escreveu mais de 40 livros durante toda a sua carreira, publicados em 15 idiomas; conheça seu legado

Aos 69 anos, falece escritora e ativista bell hooks; leia algumas de suas frases marcantes – WikiMedia Commons / Foto: Alex Lozupone

Faleceu nesta quinta-feira, 15, a escritora e ativista social, participante do movimento feminista negro, bell hooks, aos 69 anos. A intelectual que nos deixou “após uma longa enfermidade”, estava ao lado de amigos e familiares quando partiu, como confirmou para a imprensa sua sobrinha, Ebony Motley.

Publicidade

Gloria Jean Watkins, que utilizou o pseudônio de bell hooks, com letra minúscula, durante toda a vida acadêmica, homenagem a sua bisavó, deixa um legado importante. “A autora, professora, crítica e feminista fez sua transição cedo, de casa, rodeada de familiares e amigos”, escreveu a família em comunicado.

+++ Marcos Mion homenageia filho cantor e declaração emociona: ”Você nasceu pra isso”

Publicou seu primeiro livro em 1978, uma obra formada por poemas denominada “And There We Wept”. Desde então, foram escritos mais de 40 livros publicados em 15 idiomas, dentre eles, a obra “Ain’t I a Woman?”, traduzindo para o português, “Eu Não sou Mulher?”.

Em homenagem a bell hooks, separamos abaixo algumas das passagens famosas que a autora feminista dos deixou. Vale a pena ler e refletir.

Frases marcantes deixadas por bell hooks

“Honrar a nós mesmas, amar nossos corpos, é uma fase avançada na construção de uma autoestima saudável.”, bell hooks.

“No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover contra a dominação, contra a opressão. No momento em que escolhemos amar, começamos a nos mover em direção à liberdade, a agir de formas que libertam a nós e aos outros.”, bell hooks.

“A ficção popular escapista encanta os leitores adultos sem desafiá-los a se educarem para uma consciência crítica.”, bell hooks.

Publicidade

“Saber ser solitário é fundamental para a arte de amar. Quando conseguimos estar sozinhos, podemos estar com os outros sem usá-los como formas de escape.”, bell hooks.

“Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa.”, bell hooks.

“Quando largamos o medo, podemos aproximar-nos das pessoas, podemos aproximar-nos da terra, podemos aproximar-nos de todas as criaturas celestiais que nos rodeiam.”, bell hooks.

Publicidade

“O amor é uma combinação de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança.”, bell hooks.

+++  Poeta Bráulio Bessa reencontra médica que cuidou dele na UTI e agradece: ”Obrigado Deus pela oportunidade de dizer obrigado a esse anjo”

Publicidade