Topo do Arco de Darwin, em Galápagos, desmorona após erosão
Cartão postal da Ilha de Galápagos sofreu erosão natural e restaram apenas duas rochas
Cartão postal da Ilha de Galápagos sofreu erosão natural e restaram apenas duas rochas
Um dos principais cartões postais de Galápagos, um grupo de ilhas localizadas próximo ao Equador declarada Patrimônio Mundial da Unesco, sofreu uma erosão e desmoronou uma das partes.
Mergulhadores assistiram ao momento em que o topo do Arco de Darwin, famosa formação rochosa, caiu no mar na manhã da segunda-feira, 17. Segundo o Ministério do Meio Ambiente equatoriano, a erosão aconteceu naturalmente e era praticamente impossível de evitar.
+ VEJA TAMBÉM: Halo solar: ‘Arco-íris redondo’ chama atenção no céu de Cancún; entenda o fenômeno
De acordo com biólogos, a exposição das formações rochosas ao sol, vento e água do mar provocou um desgaste natural e consequentemente a erosão. Depois do desmoronamento, restaram os dois pilares do arco — que não remete mais ao formato de um portal como antes.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Jen Jones, do “Galápagos Conservation Trust” “o colapso do arco é um lembrete de como o mundo é frágil. Há muito pouco o que podemos fazer para impedir processos geológicos como a erosão, mas nós temos o dever de proteger as ilhas e sua preciosa vida marinha”.
Veja como ficou:
Informamos que hoy 17 de mayo, se reportó el colapso del Arco de Darwin, el atractivo puente natural ubicado a menos de un kilómetro de la isla principal Darwin, la más norte del archipiélago de #Galápagos. Este suceso sería consecuencia de la erosión natural.
Héctor Barrera pic.twitter.com/lBZJWNbgHg
— Ministerio del Ambiente y Agua de Ecuador (@Ambiente_Ec) May 17, 2021