Seu coxão duro vai virar filé mignon! Aprenda a amaciar carnes com abacaxi
Aprenda a utilizar o suco do abacaxi para amaciar qualquer carne e deixá-la suculenta
Aprenda a utilizar o suco do abacaxi para amaciar qualquer carne e deixá-la suculenta
O preço da carne bovina no Brasil sofreu um enorme acréscimo nos últimos anos e muitas famílias passaram substituí-la pelo frango ou porco. Quem ama carne de vaca e não abre mão dela acaba optando pelos cortes menos nobres, que geralmente são mais baratos, porém ficam mais duros depois de cozidos.
Maminha, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém são considerados cortes de segunda mão e são mais duras porque ficam em regiões onde o animal mais se movimenta. Esses cortes possuem mais colágeno e são perfeitos para comer refogados em ensopados, guisados e tortas.
Embora a principal característica destas carnes seja sua textura resistente, elas podem facilmente ser amaciadas com a ajuda de uma fruta em abundância no Brasil. Além de doce e suculenta, o abacaxi é um excelente aliado no preparo de carnes de segunda e a deixam macias como o filé mignon.
Por que o abacaxi amacia carnes?
Isso acontece porque esta fruta cítrica possui uma enzima chamada bromelina, que é capaz de quebrar outras moléculas. Elas agem principalmente no colágeno e fibras encontradas em abundância nas carnes mais duras. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar o abacaxi para amaciar carnes, já que ele é poderoso e pode alterar o sabor da carne e deixá-las macias demais.
Como usar abacaxi para amaciar carnes?
Corte o abacaxi e retire o suco. Misture com água para que a carne não fique com o sabor do abacaxi.
Em um recipiente, coloque o suco de abacaxi sobre a carne e deixe descansar por 10 minutos.
Retire a carne do recipiente e prepare como de costume.