22 de abril – Dia Mundial da Terra; conheça a história por trás da data tão importante
Nesta data também, pudemos acompanhar alguns pronunciamentos durante a Cúpula do Clima organizada por Joe Biden
Nesta data também, pudemos acompanhar alguns pronunciamentos durante a Cúpula do Clima organizada por Joe Biden
É em 22 de abril que celebramos o Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra.
A data foi criada no ano de 1970 durante um protesto ambiental liderado pelo ativista e senador americano Gaylord Nelson. Neste mesmo dia, 51 anos atrás, o estadunidense contou com o auxílio de diversas comunidades educacionais e somou 20 milhões de pessoas para protestar contra os danos à Mãe Terra nas regiões de Washington, Nova York e Portland.
+ VEJA: No Dia do Índio, Congresso nacional presta homenagem aos indígenas mortos pela Covid-19
Dentre passeatas e discursos, Gaylord abordou algumas questões importantes como o desmatamento, o efeito estufa e a demasiada poluição. Oito meses após os protestos, os Estados Unidos criaram um órgão chamado Environmental Protection Agency, ou Agência de Proteção Ambiental, responsável por lidar com os assuntos ambientais e realizar projetos efetivos. A partir disso, outros congressos e encontros mundiais foram feitos para lidar com esta questão.
Hoje, por exemplo, pudemos acompanhar alguns momentos da Cúpula do Clima, organizada por Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos.
+ VEJA: Dezenas de golfinhos são vistos nadando na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro
O evento reuniu virtualmente 40 líderes mundiais, incluindo o presidente da república, Jair Bolsonaro. Na Cúpula, os representantes apresentaram planos de contenção do aquecimento global.
“Determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em 10 anos a sinalização anterior. Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal. Com isso reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, disse o presidente do Brasil.