Não jogue fora as cascas e talos dos legumes! Aprenda a fazer caldo caseiro, sem conservantes e nutritivo

Dispense os caldos de legumes artificiais e opte por preparar este caldo delicioso com sobras de legumes

Aprenda a fazer um caldo de legumes caseiro – YouTube/ TEMPERANDO por Kelly Tannylly

Se você costuma consumir legumes com frequência, mas descarta as cascas, talos e sobras no lixo, pode estar perdendo um delicioso e nutritivo caldo. Essas partes, que concentram grande parte dos nutrientes, não precisam ir para o lixo e podem dar vida a um delicioso caldo que acrescenta sabor no preparo de risotos, sopas e muitas outras receitas. 

Publicidade

É importante lembrar também que, embora os caldos de legumes vendidos no supermercado sejam práticos na cozinha, eles são alimentos processados compostos por conservantes e substâncias nocivas ao corpo, como o glutamato monossódico, substância muito utilizada nos alimentos como  aromatizante, especialmente nos industrializados, como cubos de tempero, salsicha, sopas enlatadas e alimentos processados. 

+ VEJA TAMBÉM: Especialista desmistifica perda de peso: É possível emagrecer sem deixar de lado o prazer de comer?

Em um vídeo gravado para o canal no YouTube Projeto #Colabora, a jornalista Maria Clara mostrou como utilizar sobras de legumes para fazer um delicioso caldo de legumes. Veja como preparar:

Ingredientes

  • Cascas, talos e sobras de legumes de sua preferência
  • Temperos a gosto
  • Água
  • Azeite e sal

Modo de Preparo

Em uma panela, refogue os legumes com azeite, sal e temperos. Cubra os legumes com água, feche a panela e deixe cozinhar até que as sobras dos legumes amoleçam. 

Desligue o fogo e reserve o caldo em um pote vedado ou congele em um recipiente para cubos de gelo.

Publicidade