Alimentos gelados fazem mal à garganta? Médico dá dicas simples para evitar dor
O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam conversou com a Bons Fluidos deu dicas para consumir os alimentos gelados da melhor maneira possível
O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam conversou com a Bons Fluidos deu dicas para consumir os alimentos gelados da melhor maneira possível
Sabe quando sua mãe dizia para não tomar muito sorvete, pois isso poderia gerar uma dor de garganta? Pois é, ela não estava errada — infelizmente, pois nada melhor do que um sorvete refrescante ou um suco com bastante gelo no verão.
O médico otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam conversou com a Bons Fluidos e confirmou que a ingestão de alimentos gelados pode, sim, ser prejudicial para sua garganta, além de causar possíveis tosses, dores de cabeça, mal-estar e dificuldades para engolir.
+++ Você sabia? Mudanças em alguns hábitos alimentares podem te ajudar a ganhar 10 anos de vida
Por que a ingestão de alimentos gelados faz mal para a garganta? Bom, explicando de maneira simples, as baixas temperaturas prejudicam a proteção natural da garganta, os chamados cílios da mucosa, podendo paralisá-los. Naturalmente, esta paralisação interrompe a proteção e causa a dor de garganta.
+++ A textura e o sabor deste brigadeiro de inhame irão te surpreender! Aprenda a fazer em casa
Dr. Jamal Azzam indica, em primeiro lugar, que tenhamos moderação no consumo de alimentos gelados. O ideal é optar por alimentos em temperatura ambiente. Se você for tomar algo gelado, por exemplo, um sorvete, tenha sempre uma água ou bebida em temperatura ambiente em mãos para alternar: coma um pedaço, beba um gole.
O alimento ou bebida em temperatura ambiente irá evitar que o gelado permaneça constante na sua garganta.