76% dos pacientes internados com covid-19 em hospital referência de SP não possuem esquema vacinal completo

O Hospital Emílio Ribas, referência no tratamento contra a covid-19, levantou o dado divulgado posteriormente pela secretaria estadual da Saúde

76% dos pacientes internados com covid-19 em hospital referência de SP não possuem esquema vacinal completo – Foto: Mario Tama/Getty Images

A secretaria estadual da Saúde de São Paulo anunciou neste último sábado, 15, que 76% dos pacientes com covid-19 internados no Hospital Emílio Ribas, referência no tratamento contra a doença pandêmica, não apresentam a vacinação completa contra a covid.

Publicidade

Até o dia de ontem, o hospital em questão tinha 50 pacientes internados na enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) positivados para a covid-19. Porém, 38 deles ou não se vacinaram com nenhuma dose dos imunizantes contra o vírus (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac, Janssen), ou não apresentam esquema vacinal completo.

+++ Criança indígena é a primeira a receber vacina da Pfizer contra covid-19 no Brasil

Na primeira semana de dezembro de 2021, por exemplo, o Governo de São Paulo organizou uma convocação para os 3,4 milhões de paulistas faltosos da segunda dose da vacina da covid-19. A intenção era impulsionar que essas pessoas seguissem com a imunização para evitar a disseminação do vírus durante o Natal e Réveillon.

Vale lembrar que a dose de reforço faz parte do esquema vacinal. Por isso, os pacientes que após quatro meses não buscaram pela dose extra não tem a vacinação completa considerada.

+++ Depois de 20 minutos no ar, Covid-19 perde 90% da capacidade de infecção