Halo Solar: fenômeno raro forma arco-íris ao redor do Sol em Pernambuco; entenda
O fenômeno natural ocorre a partir de cristais que se formam em nuvens altas; confira detalhes
O fenômeno natural ocorre a partir de cristais que se formam em nuvens altas; confira detalhes
Você já tinha ouvido ou lido a respeito do halo solar? O fenômeno que surgiu no céu de Pernambuco nesta quinta-feira, 13, chamou a atenção dos moradores da Grande Recife, além dos das cidades de Zona da Mata e Agreste, ainda no estado nordestino, que fizeram questão de fotografar e compartilhar nas redes.
O halo solar se mostra como um arco-íris em formato de círculo — ao contrário da “meia-lua” que estamos acostumados a ver — posicionado ao redor do Sol. Belíssimo, não?
O meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), contou ao portal de notícias G1 que o fenômeno em questão ocorre devido às chuvas com nuvens altas, em torno de 12 quilômetros de altura, formadas por gelos finos.
“O que você vê é o sol através dos cristais”, explicou o profissional, comparando o fenômeno que ocorre através do gelo formado nas nuvens com um prisma. “A luz branca é formada por sete cores, as cores do arco-íris. O halo é formado em círculo devido ao formato do sol. Isso não é indicativo de que vai ter chuva forte ou algum outro evento”, finaliza o profissional.