Aumento da leitura! Venda de livros até novembro deste ano já supera o número de 2020

De acordo com um levantamento, o número representa um otimismo em relação à prática de leitura

Aumento da leitura! Venda de livros até novembro deste ano já superam o número de 2020 – Foto de Element5 Digital no Pexels

Para quem acreditava que, com o aumento dos livros digitais, a venda dos físicos iria diminuir drasticamente, estava enganado! Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) indica que, até o mês de novembro deste ano, foram vendidos mais exemplares do que em 2020 inteiro.

Publicidade

Venda de livros até novembro deste ano já superam o número de 2020

Em número, no ano passado, 41,9 milhões de livros foram vendidos, tendo uma receita de R$1,74 bilhão. Neste ano, por sua vez, as vendas registraram 43,9 milhões de exemplares, que representam R$1,83 bilhão. 

Esses resultados de aumento de vendas representam otimismo no comércio de livros. Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Snel, Marcos da Veiga Pereira, disse que o isolamento social propiciado pela pandemia possibilitou uma maior procura das pessoas por livros. “A gente não tinha ideia que fosse conseguir manter o crescimento ao longo do ano, nesses meses agora, em que a gente estava vendendo muito livro no ano passado. E continuamos vendendo mais do que no passado, com uma previsão de fechar 2021 perto de 25%.”

+++ Qual a melhor data para seu casamento em 2022, segundo a numerologia? Faça a conta e descubra

Conforme dados do levantamento, a pesquisa foi feita considerando dois pontos importantes dos últimos anos: em 2020, em que o mercado foi atingido no começo da quarentena, em que as medidas restritivas de isolamento eram maiores; e em 2021, em que o comércio estava mais consolidado. Porém, este feito é considerado também um grande passo no aumento da leitura entre os brasileiros. 

Os dados são coletados diretamente das livrarias, comércios eletrônicos e varejistas.

+++ Estudo lista os 15 perfis brasileiros que falam sobre a pandemia mais influentes do Twitter em 2021

Publicidade