Cabelos e saúde mental: tricologista explica como questões emocionais podem afetar a saúde dos fios
Segundo a especialista Viviane Coutinho, problemas como estresse, ansiedade e depressão podem comprometer saúde capilar’
Segundo a especialista Viviane Coutinho, problemas como estresse, ansiedade e depressão podem comprometer saúde capilar’
Durante a pandemia do coronavírus, a mudança na rotina, a sobrecarga no trabalho, a preocupação constante com a saúde de amigos e familiares, entre outras questões, podem desencadear diversos problemas emocionais.
Mais do que simplesmente impactarem o nosso humor e disposição, doenças psicossomáticas como estresse, ansiedade e depressão têm o poder de impactar até mesmo nosso físico – afetando pele, unhas e cabelo.
+ VEJA TAMBÉM: Queda de cabelo: Entenda o que pode causá-la e como prevenir!
“A relação entre o lado emocional e o problema capilar está diretamente ligada ao estilo de vida que levamos hoje, principalmente no contexto da pandemia. Apesar de alimentação inadequada, fatores genéticos e distúrbios hormonais serem alguns dos responsáveis por comprometer a saúde dos fios, questões relacionadas ao estresse pioram esse quadro”, explica a tricologista Viviane Coutinho, membra-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).
Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.