Hipotireoidismo: conheça os alimentos que ajudam no funcionamento da tireoide
Especialista explica a doença que acometeu a cantora Kelly Key e a fez perder 15 quilos após o tratamento para regular o trabalho dessa glândula
Especialista explica a doença que acometeu a cantora Kelly Key e a fez perder 15 quilos após o tratamento para regular o trabalho dessa glândula
Enquanto algumas atrizes globais como Juliana Paes, Grazi Massafera e Marina Ruy Barbosa admitem que ganharam alguns kilinhos durante a quarentena, a cantora Kelly Key contou que perdeu 15 quilos durante o período de isolamento.
Kelly descobriu um hipotireoidismo, doença que desregula o nível hormonal da tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão, que tem funções importantes em órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.
O QUE É O HIPOTIREOIDISMO
De acordo com o endocrinologista Fabricio Siano, o hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). O mau desempenho dessa glândula repercute em todo o organismo, interferindo nos batimentos cardíacos, no ritmo do intestino, no humor e no ciclo menstrual das mulheres. A liberação das substâncias tireoide é orquestrada a partir da hipófise, estrutura que fica lá no cérebro.
“O hipotireoidismo costuma ser associado a um leve ganho de peso, eminentemente por causa do acúmulo de líquidos, além de ganho de peso repentino e dificuldade para emagrecer. Por isso, a Kelly Key perdeu tanto peso após tratar a doença”, explica.
Quer entender melhor o que é o hipotireoidismo, quais as formas de prevenção e os alimentos que ajudam no funcionamento da tireoide?
Clique aqui para ler a matéria completa no site da Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.