Regula o intestino e aumenta a imunidade: confira 5 benefícios do pinhão e ainda aprenda a melhor maneira de prepará-lo

Nativo da região Sul do país, o pinhão é comumente encontrado entre os meses de março e agosto

Regula o intestino e aumenta a imunidade: confira 5 benefícios do pinhão e ainda aprenda a melhor maneira de prepará-lo – PxHere

Nativo da região Sul e de algumas áreas da região Sudeste do país, o pinhão, ou semente da Araucária, é facilmente encontrado entre os meses de março a agosto, ou seja, outono e inverno brasileiros, nos mais diversos supermercados, quitandas e fazendas do país.

Publicidade

Formado por uma casca amarronzada e uma amêndoa, quando cozido, ganha um sabor e textura diferenciados. Para você que nunca experimentou o pinhão, podemos compará-lo com uma pequena batata-inglesa, porém, com um aspecto um pouco mais firme.

+ VEJA: Saiba como fazer uma mini horta no seu apartamento e ter alimentos frescos à disposição

Além de conter uma grande quantidade de ômega 6 e 9, ainda possui  proteínas e minerais essenciais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, zinco e vitamina C. Profissionais contatados pelo portal VivaBem, do UOL, foram os responsáveis por compartilhar alguns benefícios deste alimento especial. Confira cinco:

Ajuda a regular o intestino

Publicidade

As fibras do pinhão são responsáveis por regular o intestino. Isso ocorre, porque sua ingestão moderada ajuda a prevenir problemas como a prisão de ventre, uma vez que retém uma quantidade maior de água, fazendo com que o organismo produza fezes mais “macias” e volumosas, o que facilita sua eliminação.

Faz bem para nosso cérebro

Podemos afirmar que esta semente auxilia no bom funcionamento do cérebro humano, pois além de ser uma fonte de vitaminas do complexo B, ainda possui fósforo e potássio, minerais importantes que contribuem para o raciocínio lógico e memória.

Publicidade

É capaz de aumentar a imunidade

A cada 100 gramas de pinhão cozido e sem sal, podemos encontrar o equivalente a 27,7 mg de vitamina C, um poderoso antioxidante, também presente em frutas cítricas, como o limão e a laranja, e comumente utilizado no tratamento ou precaução de doenças como gripes e resfriados. Com a chegada do coronavírus, o pinhão pode ser um de seus grandes aliados na cozinha.

Protege o sistema cardiovascular

Publicidade

O pinhão é capaz de reduzir os efeitos do sódio no sangue, além de aliviar a tensão das paredes dos vasos sanguíneos. Isso ocorre, porque este alimento é rico em potássio (a cada 100 gramas, estão presentes 727 mg de potássio), elemento este que reduz os níveis de pressão arterial. O ômega 6 e 9, já citados, também reduzem o colesterol prejudicial ao bom funcionamento do organismo.

+ VEJA: No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, médico fala sobre a importância deste lipídio no organismo

Alimento indicado para quem tem anemia

Publicidade

Se você tem anemia e não sabe quais alimentos podem te ajudar a combater este problema de saúde, o pinhão te ajudará e muito, uma vez que apresenta ferro e cobre. Outros alimentos que também apresentam esses minerais e que irão complementar sua alimentação são carne vermelha, fígado, aves e peixes, além de passas, feijão, amendoim, nozes e lentilhas.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE PREPARAR O PINHÃO?

A maneira mais saudável de preparar o pinhão é cozinha-lo de 30 a 40 minutos em uma panela de pressão, apenas com um pouco de água e sal. Lembrando que seu consumo cru não é indicado, pois a semente pode ser tóxica para o organismo. Vale ingeri-lo durante a tarde, como um lanche, ou inclusive como pré-treino.