Muito além de ação calmante! Confira outros 5 principais benefícios do maracujá
Repense a maneira como consome maracujá; rico em fibras, ele auxilia no funcionamento intestinal, além de prolongar a saciedade
Repense a maneira como consome maracujá; rico em fibras, ele auxilia no funcionamento intestinal, além de prolongar a saciedade
O maracujá é uma fruta versátil, popularmente conhecida por sua ação calmante. Não é atoa: o maracujá possui propriedades presentes na polpa, casca, folhas e caule que, de fato, atuam no sistema nervoso central promovendo uma ação analgésica e relaxante muscular.
Com mais de 600 espécies espalhadas apenas nas regiões tropicais das Américas, os benefícios do maracujá vão muito além do comumente conhecido. Confira agora mais cinco deles:
1. Controla a glicose presente no sangue
Devemos começar apontando que o consumo do maracujá vai além da polpa. Neste caso, por exemplo, o consumo da farinha de maracujá, feita a partir da entrecasca, rica em fibras, é importante, por exemplo, para pessoas que possuem diabetes. Suas substâncias tornam a absorção dos carboidratos da refeição mais lenta, evitando picos de glicemia no sangue.
2. Auxilia no funcionamento do intestino
Entre as fibras presentes na entrecasca, está a pectina, substância solúvel que ajuda a regular o trânsito intestinal, além de ser responsável por eliminar uma série de toxinas e gorduras presentes no organismo. O ideal é consumir uma colher de sopa de farinha de maracujá, seja no iogurte, no suco, onde preferir.
3. Reforça a imunidade
Rico em vitamina C, a cada 100 gramas de maracujá, há cerca de 20 microgramas de nutrientes, sendo a quantidade indicada a de, pelo menos, 60 microgramas diárias para uma pessoa adulta. Sua ação antioxidante ainda contribui para um envelhecimento celular saudável.
4. Assegura a saciedade por mais tempo
Aqui, as fibras do maracujá entram em ação novamente no formato de farinha, pois aumentam o tamanho do bolo alimentar, dando a sensação de saciedade e auxiliando no processo de emagrecimento. Além disso, retardam e diminuem a absorção de açúcar e gordura no sangue.
5. Ajuda a proteger o coração
O que conhecemos como hesperidina é uma substância presente na polpa que, comprovadamente, auxilia na prevenção de doenças que atingem o coração. A partir de seu efeito anti-inflamatório, são reguladas as funções do sistema nervoso e circulatório.