Por que estou sonhando mais na quarentena? Veja as hipóteses que explicam este fenômeno

Você não é o único! Saiba porque sofreu alterações no padrão de sono após o início da quarentena

Saiba por que você está sonhando mais na quarentena – Freepik

Cada vez mais pessoas se abrem na internet para relatar algumas mudanças no sono após o início do isolamento social que foi aplicado em diversos países para controlar a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Publicidade

Internautas revelam estar sofrendo com insônia e alguns relatam episódios de sonhos intensos acompanhados de pesadelos quase todas as noites desde que o novo vírus se espalhou pelo planeta. 

Uma pesquisa realizada com mais de 7.200 chineses quando o pais ainda era o epicentro da pandemia, identificou que uma em cinco pessoas sofreram alterações no sono, especialmente os profissionais de saúde. 

Os relatos de sonhos na quarentena aumentou tanto que sites como o idreamofcovid.com foram criados com o objetivo de receber depoimentos de pessoas que tiveram sonhos relacionados ao coronavírus neste período de quarentena. 

“Dez dias depois da ordem de quarentena no local da Bay Area, EUA, tive um sonho bastante vago, tipicamente vago, porque não conseguia me lembrar de nenhum detalhe. Só que eu percebi que os personagens do meu sonho estavam se distanciando socialmente: encontrando, mas não apertando as mãos, afastando-se um do outro. Uau, pensei. Aquilo foi rápido. Não demorou muito tempo para que as mudanças na vida cotidiana caíssem na agitação do inconsciente.”, descreveu o idealizador do site, Erin Gravley. 

 

Mas o que explica tantas pessoas apresentando sonhos muito parecidos? 

Gravley, criador do site, associou este fenômeno a um efeito pós-traumático também apresentado por pessoas que foram oprimidas pelo sistema nazista alemão, isso quer dizer que, quando estamos apreensivos com alguma coisa, tendemos a pensar mais nisso inconscientemente: “Charlotte Beradt, no Terceiro Reich dos Sonhos, acompanhou o efeito que o autoritarismo e o terror na Alemanha nazista tiveram sobre os sonhadores do país. Ela descobriu que os sonhos daqueles que estavam sob opressão mudaram notavelmente. Alguns deles até tinham o mesmo tipo de sonho que o outro, o que poderia ser chamado de novo sonho arquetípico. Um tipo compartilhado de processamento de um trauma coletivo”. 

Publicidade

Em momentos de crise, como a que vivemos hoje, é comum que fiquemos mais expostos às notícias ruins, no entanto, o habito de acompanhar muitos noticiários preocupantes associado a solidão provocada pelo isolamento pode desencadear transtornos psicológicos como ansiedade e depressão, problemas que refletem diretamente no sono. Os efeitos ruins podem ir além já que quando dormimos pouco ou mal, ficamos mais suscetíveis a ter doenças físicas por conta da baixa imunidade. 

Por isso, é importante manter uma rotina saudável para que a mente e o corpo saiam intactas deste período difícil, adotando mudanças básicas como:

  • Passar menos tempo nas redes sociais;
  • Ter uma rotina de horários;
  •  Se alimentar bem;
  • Praticar exercícios físicos; 
  • Ler;
  • Meditar.

Publicidade