Quem vence essa batalha? Saiba qual é a melhor opção entre o açúcar ou o adoçante

Nutricionista Luciano Bruno esclareceu qual a escolha mais saudável para adoçar alimentos

Saiba qual opção para adoçar alimentos é mais saudável – Freepik

Se você entrou em uma dieta para perder peso, certamente se deparou com o dilema entre o açúcar ou o adoçante e pode ser que tenha optado pela segunda opção, já que o açúcar é rotulado como um dos grandes inimigos da perda de peso, no entanto, ao contrário do que se pensava, o adoçante também é nocivo à saúde. 

Publicidade

Então, afinal, o que deve ser utilizado para adoçar o cafézinho, o brownie e outras receitas doces?

A resposta de grande parte dos nutricionistas e da comunidade médica é: nada ou quase nada de açúcar natural. 

O nutricionista Luciano Bruno, mestrado pela Unicamp e pós-doutorado pela Univerdidade de Cornell, nos Estados Unidos, recomenda que a  melhor escolha é abrir mão dos adoçantes industrializados e dos açúcares também, no entanto, quase ninguém tem paladar para comer um bolo sem doce. 

Para Bruno, “não existe um adoçante bom, existem as opções menos piores“, por isso, ele recomenda que quando for utilizar algum tipo de adoçante nos alimentos, a stevia ou a tamatina são os menos nocivos, mas ele destaca que melhor ainda é escolher o açúcar natural em pouca quantidade. 

Ele esclareceu que muitas pessoas utilizam os adoçantes como um escape para comer mais, no entanto, “não adianta faz brownie com xilitol para comer quatro ou cinco pedaços porque não tem açúcar, isso não vai resolver o problema. O problema não é ter ou não o xilitol, mas sim na quantidade ingerida“. 

Bruno ainda citou o açúcar demerara, açúcar de coco ou o açúcar de maçã como opções mais saudáveis para as receitas que precisam de um toque adocicado e salientou que comer menos com pouco açúcar será mais vantajoso do que utilizar adoçantes artificiais.

Publicidade