Beleza exótica

Tipo de bromélia, a tilândsia é uma espécie rústica, mas muito florífera e perfumada. Suas florzinhas são brancas, roxas ou índigo e as chamadas espátulas podem ser creme, rosa ou arroxeadas

Beleza exótica – Shutterstock

Local

Publicidade
A tilândsia não suporta sol direto. O melhor é mantê-la perto de janelas iluminadas, com uma leve corrente de ar, diz o produtor e colecionador Rômulo Cavalcanti Braga, de Brasília.
Plantio
No solo, pede substrato composto. “No vaso, antes dessa mistura, coloque uma camada de argila expandida ou brita e, em seguida, cubra com manta permeável”, explica Braga.
Rega
Regue três vezes por semana com água sem cloro. Sempre na parte da manhã e sem deixar o solo encharcado. Mas só quando for cultivada em vasos. No jardim, não pede regas.
Poda
Após a floração, a espátula floral seca e surgem mudas entre as folhas. Corte as hastes secas. Os novos brotos surgem no miolo da planta, totalmente independentes da espátula.
Adubação
“Use fertilizante de liberação lenta na borda do vaso, sem diluição, a cada três meses”, ensina Braga. E sempre que quiser é bom espalhar esterco de gado peneirado por cima do substrato.

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.