Publicidade

Escute e respeite seu corpo: conheça uma forma saudável para emagrecer sem ultrapassar os limites

Nutricionista e psicoterapeuta revela como pensamentos podem reger a balança, ensina técnica para não descontar seus sentimentos na comida e quais cuidados tomar; confira

emagrecer
Você conseguirá emagrecer mais facilmente se prestar atenção no que come – Pexels/Karolina Kaboompics

Sentimos muito em lhe informar, mas dietas que se dizem milagrosas podem não cumprir com o que oferecem. Porém, se você ouvir seu corpo e estar mais presente durante os momentos de refeição, facilitará seu processo para emagrecer. É isso o que diz a psicoterapeuta e nutricionista, Pollyana Esteves, que deu algumas dicas para você ter uma relação mais saudável com seu âmbito mental e corporal. Entenda mais:

Publicidade

Quebre os mitos para emagrecer

Segundo a especialista, uma parte responsável por dietas não darem certo são os pensamentos restritivos, como “só posso comer de final de semana”, “não vou comer porque engorda” ou o famoso “dia do lixo”, que é aquele momento em que você tira para comer tudo o que tem vontade.

“Precisa tirar esses medos e culpas em relação à alimentação e entender melhor quais são as necessidades. Às vezes, é porque seu cérebro está precisando ou seu corpo está pedindo alguma gordura para poder produzir um hormônio. Porém, você decide não comer. Em vez disso, para chegar à saciedade, belisca tudo que tem chance e devora todos os tipos de fruta. Saiba, você pode comer de tudo, desde que saiba o que seu corpo está pedindo, a quantidade adequada”, conta.

Escute e respeite seu corpo

Com isso, o que vamos falar agora pode te chocar, assustar e até te fazer duvidar. Mas se deu vontade de doce, vá em frente. “Sabe quando alguém fala que a pessoa é magra de ruim? Não é que ela come de tudo e não engorda, mas preza por uma quantidade adequada e alimenta-se quando realmente tem fome ou vontade. O problema não é o que consome, mas sim o quanto”, inicia.

Outro detalhe que também precisa de atenção é o sabor. “Quando você começa a degustar alguma coisa que está com muita vontade, ou muita fome, aquele alimento estará delicioso e fará se sentir no céu. Com o tempo, o gosto vai se tornando comum e notará que o desejo sumiu. Esta é a hora de parar. O seu corpo sabe falar para você o quanto você precisa comer”, esclarece.

Publicidade

Cuidado com seus pensamentos

A mente possui muito poder sobre nós, principalmente quando o assunto é engordar. Por isso, tome cuidado quando bater o medo de algum alimento mais calórico. “O que será transformado é onde colocamos nosso foco. Então se você ficar falando ‘ai, meu Deus, eu vou engordar’, e mandando essa mensagem para o seu cérebro, ele vai cumprir com o que está pensando, porque é o que está procurando. Tudo isso faz com que você se culpe cada vez mais, ficando com sentimentos ruins e aumentando os números na balança”, enfatiza.

Sendo assim, é necessário trabalhar o consciente e o inconsciente“Para acabar com essas crenças e comportamentos, é necessário fazer terapia para entender o que gera essas atitudes de uma forma aprofundada. Desta forma, você será capaz de automatizar e naturalizar o novo comportamento e se policiar quando estiver por sozinha(o)”, conclui.

Publicidade