Publicidade

Dia de São Bento: conheça mais sobre sua história

Para celebrar, listamos alguns acontecimentos da vida do santo que vão do nascimento até os milagres, além de uma oração para você fazer

São-Bento
Conheça alguns acontecimentos da vida de São Bento, incluindo um de seus milagres

Neste dia 11 de julho, é celebrado o Dia de São Bento. Para celebrar, trouxemos um pouco de sua história para que você pudesse conhecê-la. Confira:

Publicidade

Vida de São Bento

São Bento nasceu em Úmbria, na Itália, e veio de uma família nobre romana. Quando mais velho, os pais o enviaram para Roma para estudar, mas sentiu que lá não era seu lugar. Sendo assim, ele foi viver isolado em uma gruta nas montanhas de Úmbria. Lá, ele orou, meditou e estudou por três anos.

Até então, estava sozinho, mas as pessoas que passavam por ali acabaram o descobrindo. Assim, começou a receber visitas que pediam conselhos e oravam com ele. Com o tempo, ficou famoso e recebeu um convite para ser abade (tomar conta de um cargo superior) do convento de Vicovaro. Durante a experiência, acabou não se encontrando ali dentro, pois seus pensamentos não combinavam com os do local.

Por isso, ele foi ganhando alguns inimigos, ao ponto de tentarem matá-lo envenenado. Só não funcionou pois, segundo as tradições, ele costumava abençoar todos os alimentos que comia, e fez o mesmo com a taça de vinho. Após esse episódio, abandonou o convento e voltou às montanhas. Passou então a fundar mosteiros, chegando a 12, e modificar a vida dos monges, pois, antes viviam isolados, como eremitas.

Regra de São Bento

Todos os mosteiros seguem a Regra de São Bento, um livro, escrito pelo próprio, que contém regras para a vida monástica e é dividido entre 73 capítulos curtos. O foco é o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência. Atualmente, é conhecida como Ordem dos Beneditinos, mas segue os mesmos preceitos há mais de 1.500 anos.

Publicidade

Morte premeditada

São Bento faleceu aos 67 anos, em 547 d.C., e ele já sabia que iria partir. Como? Ele pediu para abrirem sua própria sepultura, conversou com os monges enquanto estava em pé e com suas mãos apontadas para o céu. Logo em seguida, morreu. Sua canonização aconteceu em 1220.

Milagres

De acordo com as tradições, alguns dos seus milagres aconteceram em vida. Um deles envolveu um menino chamado Plácido, que caiu no rio enquanto pegava água. No momento do ocorrido, São Bento estava dentro do mosteiro, rezando, quando teve uma visão. Para ajudar, chamou um monge, que, por sua vez, afirmou que não sabia nadar, mas foi encorajado por São Bento, pedindo para que confiasse em Deus. O resgate teve sucesso. Mais tarde, a criança contou a história e relatou que, em vez de Mauro, viu o próprio São Bento.

Oração contra o mal

“Ó, poderoso e eterno Deus, pelas mãos de São Bento, rogamos a Vossa misericórdia e proteção contra todas as ciladas do maligno. Que pela Vossa graça e pela intercessão do bem-aventurado São Bento sejamos guardados em corpo e alma, livres de todo mal e perigos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”.

Publicidade